Natura Ekos Ryos
[PT]
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Um mergulho pelos territó(rios)
dos cheiros vivos da Amazônia
O projeto Natura Ekos Ryos surge com o objetivo de redesenhar a perfumaria global de Ekos. NAVEGAMOS
nos mundos visíveis e invisíveis da Amazônia e da perfumaria, em busca de aromas, histórias e conhecimentos
que honrem essa nova perfumaria. MERGULHAMOS na cultura amazônica e sua íntima conexão com as águas, CRIANDO em conjunto com em um processo original feito de essência e profundidade do início ao fim. Nosso desafio foi criar uma marca que FALASSE SOBRE as relações dos amazônidas com os rios e seus entornos.
[ENG]
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A dive into the territories of the
living scents of the Amazonia
The Natura Ekos Ryos project emerges with the aim of redesigning the global perfumery of Ekos. We NAVIGATE through the visible and invisible worlds of the Amazon and perfumery, seeking scents, stories, and knowledge that honor this new perfumery. We DIVE into the Amazonian culture and its deep connection with the waters, CREATING together in an original process that embodies essence and depth from start to finish. Our challenge was to create a brand that SPEAKS ABOUT the relationships of the Amazonian people with the rivers and their surroundings.
Construímos de forma conjunta com o time da Natura e convidados a estratégia global,
o território e o conceito de perfumaria de Natura Ekos.
We collaboratively developed the global strategy, territory, and concept for the Natura Ekos fragrance line with the Natura team and invited contributors.
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Rios vivem, percorrem
e refletem histórias da Amazônia
Do amanhecer ao anoitecer, as histórias e elementos culturais e naturais que se revelam nas margens dos rios ao longo do dia, as diferentes tonalidades de cada tipo de rio, suas curvas, a navegação dos barcos e os artefatos, sintetizam os conceitos das fragrâncias lançadas por Natura Ekos. Com base no direcionamento estratégico e na narrativa, construímos toda a jornada, incluindo o naming, a marca, o design do frasco, a embalagem e a linguagem visual.
[ENG]
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Rivers live, traverse,
and reflect stories of the Amazonia
From dawn to dusk, the stories and cultural and natural elements that unfold along the riverbanks throughout the day, the varying shades of each type of river, their curves, the navigation of boats, and the artifacts, all synthesize the concepts for the fragrances launched by Natura Ekos. Based on strategic direction and narrative, we crafted the entire journey, including naming, branding, bottle design, packaging, and visual language.
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A partir do desenho tipográfico expandimos toda a linguagem
No Tupi antigo, 'Y' significa água, e esse conceito serviu como ponto de partida para
a evolução da tipografia de Ekos. Focamos na morfologia do caractere 'Y', explorando seus vértices e bifurcações para representar os fluxos dos rios, adicionando uma camada orgânica à família tipográfica. Essa lógica foi expandida para os demais caracteres da marca, destacando a sinuosidade e reforçando os contrastes entre
linhas retas e curvas, criando uma identidade visual coesa e fluida.
[ENG]
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Starting from the typographic design, we expanded the entire language.
In ancient Tupi, 'Y' means water, and this concept served as the starting point for the evolution of Ekos's typography. We focused on the morphology of the 'Y' character, exploring its vertices and bifurcations to represent the flow of rivers, adding an organic layer to the typeface family. This logic was extended to the other characters of the brand, emphasizing sinuosity and reinforcing the contrasts between straight and curved lines, creating a cohesive and fluid visual identity.
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Com o objetivo de valorizar o trabalho dos artistas conhecidos como "Abridores de Letras" e preservar esse saber popular e cultural amazônida, convidamos, junto com a curadoria de Fernanda Martins, 17 artistas para desenharem a marca RYOS, cada um com suas características distintas. Durante o processo, aprendemos sobre os elementos criativos que diferenciam a letra decorativa amazônica e identificam a autoria de cada artista, como a predominância da divisão das letras em duas partes, os chamados "caqueados" (enfeites no corpo da letra). Esse sistema, criado pelos ribeirinhos amazônicos, reflete um código único que dialoga com a região onde vivem e é fruto de sua relação íntima com o meio ambiente. Incorporamos essas construções gráficas na nossa tipografia EKOS, que está presente tanto na nossa linguagem visual quanto nas nossas embalagens.
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With the aim of valuing the work of the artists known as "Abridores de Letras" and preserving this popular and cultural knowledge from the Amazon region, we invited, along with Fernanda Martins' curation, 17 artists to design the RYOS brand, each with their own distinct characteristics. Throughout the process, we learned about the creative elements that distinguish Amazonian decorative lettering and identify the authorship of each artist, such as the predominant division of letters into two parts, known as "caqueados" (decorative embellishments on the letter's body). This system, created by Amazonian riverside communities, reflects a unique code that resonates with the region they inhabit and is a result of their deep connection with the environment. We have incorporated these graphic constructions into our EKOS typography, which is present in both our visual language and our packaging.
Ficha Técnica
Natura Ekos Ryos
Direção de Criação
Fred Gelli, Ricardo Bezerra, Felipe Aguiar, Luis Alberto Freitas e Pat Watson
Conceito e Projeto Gráfico
Conceito e Projeto Gráfico
Hudson Girundi e Júlia Liberati
Linguagem Visual
Linguagem Visual
Hudson Girundi, Júlia Liberati, Carolina Pinheiro e Arthur Figueiredo
Design de Produto
Design de Produto
Juliana Santos, Paulo Ferreira
Narrativa Verbal
Narrativa Verbal
Elen Campos, Dani Varanda e Mayra Lins
Estratégia
Estratégia
Rafael Bittencourt e Thalita Campbell
Negócios
Cris Sech, Paula Chagas e Ulli Ferrari
Produção
Emannuel Zanoni, David Marques e Valéria Forte
Emannuel Zanoni, David Marques e Valéria Forte
Com&MKT&Brand
Luiza Magalhães, Marcelo Cândido e Natália Silveira
Parcerias
Associação dos Abridores de Letras, Fernanda Martins,
Livia Conduru, Vídeo Monks, Gazpacho Produções, Fotógrafos: Hick Duarte,
João Ávila, Tipografia BlackLetra
João Ávila, Tipografia BlackLetra