Natura Ekos Tukumã
[PT] Na Amazônia, a primeira árvore a rebrotar após um incêndio é o tukumã. Resiliente e corajosa, essa palmeira nativa da floresta gera frutos e palha que são comercializados e colhidos pelas comunidades da floresta, especialmente por mãos de mulheres.
Buscamos transmitir a mensagem de regeneração do tukumã na floresta e na pele — em embalagens especiais, materiais de comunicação impressos e digitais e em uma concepção de cenografia pioneira para a marca, além de representar e enaltecer o trabalho das mais de 289 famílias que fazem a colheita do fruto. Para esse desafio, contamos com o olhar encantador da artista Winny Tapajós que teve papel fundamental, produzindo um trabalho relevante e legítimo, que fortaleceu o conceito do projeto.
[EN] In the Amazon, the first tree to sprout after a fire is the tucumã. Resilient and courageous, this native palm tree of the forest produces fruits and straw that are traded and harvested by forest communities, especially by the hands of women.
We aim to convey the message of tucumã regeneration in the forest and on the skin—through special packaging, printed and digital communication materials, and in a pioneering scenography concept for the brand, all while representing and celebrating the work of over 289 families involved in fruit harvesting. For this challenge, we relied on the enchanting perspective of the artist Winny Tapajós, who played a crucial role in producing a relevant and authentic piece of work, reinforcing the project's concept.
Desafio | Challenge
[PT] Nas aplicações para revista, ambiente digital e vitrine, os elementos lúdicos foram reforçados de maneira inovadora. Unindo todos esses elementos, pudemos solucionar o desafio do design: destacar o protagonismo do tukumã, enaltecer seus benefícios na pele e valorizar as comunidades, gerando como resultado uma comunicação envolvente e original, capaz de surpreender com uma experiência sensorial única e enaltecer a diversidade natural e cultural da Amazônia, contando a história das mulheres da região de forma significativa.
[EN] In applications for magazines, digital environments, and showcases, playful elements were innovatively reinforced. By combining all these elements, we were able to address the design challenge: highlighting the prominence of tukumã, extolling its benefits to the skin, and valuing the communities. The result was an engaging and original communication that is capable of surprising with a unique sensory experience, as well as celebrating the natural and cultural diversity of the Amazon. It effectively tells the story of the women in the region in a meaningful way.
Solução | Solution
[PT] A cada entrega desenvolvida, enaltecemos a importância do tukumã, o seu ciclo e as pessoas nele envolvidas, destacando o convite para conhecer a edição especial. Ao trabalharmos com artistas locais da Amazônia, valorizamos também suas visões para criar não apenas um produto atrativo, mas que sensibilizasse sobre a preservação da biodiversidade da floresta por meio da fusão entre arte, natureza e design, transmitindo uma mensagem relevante e inovadora.
Ao narrar a história do tukumã e revelar sua importância para a comunidade feminina na Amazônia, esperamos despertar a consciência sobre a preservação dessa riqueza natural. Para isso, cada elemento da ilustração de Winny Tapajós deveria ganhar protagonismo em sua narrativa lúdica, cativando o público e surpreendendo os sentidos.
[EN] With each developed delivery, we emphasize the importance of tukumã, its cycle, and the people involved in it, highlighting the invitation to discover the special edition. By collaborating with local artists from the Amazon, we also value their perspectives to create not just an appealing product but one that raises awareness about the preservation of forest biodiversity through the fusion of art, nature, and design, conveying a relevant and innovative message.
In narrating the story of tukumã and revealing its significance for the female community in the Amazon, we hope to raise awareness about the preservation of this natural wealth. To achieve this, each element of Winny Tapajós' illustration should take center stage in its playful narrative, captivating the audience and surprising the senses.
Equipe | Team
Direção Criativa: Beto Biscesto
Design Gráfico: Julia Liberati, Anna Fonseca, Giovana Romano
Ilustração: Winny Tapajós
Conteúdo Verbal: Daniela Varanda
Produção Interna: Valéria Forte
Negócios: Deborah Porto, Paula Chagas, Ulli Ferrari
Pós-Produção: Fernando Arrais
Equipe Natura – Clientes: Felipe Braz, Fernanda Lopes, Renan Neiva, Mateus Barbosa
Institucional: Luiza Magalhães e Pietro Universo
Design Gráfico: Julia Liberati, Anna Fonseca, Giovana Romano
Ilustração: Winny Tapajós
Conteúdo Verbal: Daniela Varanda
Produção Interna: Valéria Forte
Negócios: Deborah Porto, Paula Chagas, Ulli Ferrari
Pós-Produção: Fernando Arrais
Equipe Natura – Clientes: Felipe Braz, Fernanda Lopes, Renan Neiva, Mateus Barbosa
Institucional: Luiza Magalhães e Pietro Universo